13 de fev. de 2011

PONTO DE VISTA DO PROFESSOR TIM

História do Círculo Operário...pelo método dialético
Antigo Círculo Operário de Nova Russas, hoje Sociedade Beneficente Gonçalinho de Castro, e vivendo uma 'guerra interna' de disputa de poder', cujo desfecho pode se dar na Assembléia Geral do dia 19 do corrente, virou assunto principal de todas as conversas. Principal pauta da imprensa, e também dos blogs e sites da blogosfera novarussense.
Internautas anônimos, usando pseudônimos, têm postado, no mural de recados dos blogs e sites, representando setores da oposição circulista, denúncias e críticas à direção da Sociedade Beneficente Gonçalinho de Castro. Críticas e denúncias de ordem administrativa, moral, ética, comportamental, e até pessoal.     Alvo principal tem sido o cidadão Francisco Farias da Penh a, 'Seu Chiquinho, que preside aquela entidade, com amplos poderes, há mais de 20 anos.
Mas o sentido de tal texto, como lembra o título acima, é descrever a História do Círculo Operário, embrião da atual Sociedade Beneficente Gonçalinho de Castro, e não dissertar sobre conflitos internos na SBGC. Usando-se método dialético.
Círculo Operário novarussense, não muito diferente dos demais, surgiu da oposição da Igreja Católica ao comunismo e à Maçonaria, visando diminuir as influências das idéias comunistas e maçônicas entre os operários e trabalhadores católicos. Dentro da visão romanizada e tridentina da Igreja Católica.
O Círculo Operário foi fundado em 1941, por Monsenhor Leitão -que, num gesto de grandeza cívica e católica com a novarussensidade, na biografia que escreveu sobre nosso principal vate católico, o intelectual Juarez Leitão o chamou de "Cura da Ribeira do Curtume"-, com a ajuda de Gonçalinho de Castro. O Cír culo Operário trouxe grandes contribuições para o nosso desenvolvimento religioso, econômico e social.   
Nosso primeiro empreendimento empresarial, prá quem não sabe, foi de iniciativa do Círculo Operário. Caso da Fábrica de Mosaicos, muito tempo gerenciada por 'Seu Porfírio', que funcionava no Patronato Auxilium.
Não é exagero falar, que, a partir do Círculo, desenvolveu-se Nova Russas, notadamente seu centro comercial. Muitos prédios das ruas Bartolomeu Araújo/Boaventura, Monsenhor Holanda, e até no Mercado Novo, perfazendo mais de 20 prédios, que transformaram nossa cidade numa metrópole comercial, são de propriedade do Círculo e de seus sócios -ativos/as e remidos/as. Sem deixar de registrar que o prédio do Colégio Estadual, vendido por mais de 150.000 reais para o governo do Estado, também fazia parte do patrimônio do Círculo.
Assim como a Igreja Matriz e o Rio Curtume e o croché, o Círculo Operário está entre os maiores símbolos novarussenses. Simbologia progressista novarussense.
Daí que, dialeticamente, precisamos vencer a tese da sua má gestão, estabelecendo a antítese do autoritarismo pela construção democrática dentro da Sociedade Beneficente Gonçalinho de Castro, concluindo-se na síntese um Círculo Operário com gerenciamento mais democrático, ético, preservando seus símbolos e seu patrimônio. Padre Leitão e Nossa Senhora das Graças, certamente, lá do Céu, vão rezar por isso. Amém.

Efeito Mubarak?
E, na Assembléia Geral do dia 19, 'Seu Chiquinho' vai renunciar? Vai sofrer "impeachment"? Ou vai permanecer no cargo até 2012?, como determina o regimento interno da entidade.
Sem efeito Mubarak
Se na Praça Tahri do Cairo, no Egito, milhares protestavam contra o presidente Hosni Mubarak, pelo menos, até agora, nenhum manifestante apareceu em frente á praça do Mercado Velho, onde fica a sede da SBGC, prá protestar contra gestão do S eu Chiquinho.
Só lembrando
Além da idéia de vender boa parte dos prédios da SBGC, que outras idéias tem a oposição circulista ao Seu Chiquinho?

Câmara é da oposição!
Com 6 seis vereadores na sua base, contra três do governo Marcos, oposição parlamentar na Câmara de Nova Russas iniciou período legislativo com muitas vitórias. 'Rolo compressor' oposicionista aprovou, por maioria ampla, projetos importantes. Tudo com o voto minerva do atual presidente daquela Casa, Sérgio Brito (PT).

Utilidade Pública
AACAI, Associação que trabalha em prol das crianças pobres da periferia de Nova Russas, vai virar entidade de utilidade pública. Proposta, neste sentido, deve ser aprovada na próxima sessão da Câmara.

Sessões ás segundas
Proposição da vereadora e vice presidente da Câmara, Socorrinha Arraes, muda para as segundas feiras, sessões ordinárias realizadas ás sextas.

Vazio de poder
Como o presidente Sérgio  teve que se ausentar por motivo de força maior, e, pela ausência da vice, Socorrinha, que saiu às pressas prá Fortaleza, mesa diretora da Câmara ficou sem ninguém. O que gerou risadas irônicas da bancada de oposição.

Questão regimental
Karla Loyola pediu respeito ao artigo 24 do Regimento [embora lembrada pelo Vereador Denílson, que nunca cumpriu lei alguma], e Chiquinho Diogo ao artigo 25, sobre votação de emenda orçamentária.

"Não sou estelionatário"
Até por ser neto e sucessor político do saudoso Manoel Diogo Neto, um dos políticos mais sérios de nossa história, Chiquinho Diogo ocupou a Tribuna prá dizer que "nunca deu cheque sem fundo", e que deixou cerca de R$ 27.000 em caixa, quando deixou a Presidência da Câmara, durante afastamento de Karla Loyola.   
Dialética do superfaturamento Chiquinho também acusou Karla de ter dado cheque sem fundo, e, a partir de contratos superfaturados, ter depositado cerca de 32.000 reais nas contas de duas empresas com mesmo endereço em Fortaleza. Só não disse os nomes das empresas, e nem a quem pertence.

Vermelho do PC do B?
Karla parabenizou Sérgio por ter pintado a Câmara de vermelho, cor do seu PC do B -mais azulado do que nunca.

Palmas solitárias
Discurso de Karla, na tribuna, foi aplaudido apenas pelo Evandro Paiva, seu marido.
Metamorfose comportamental
Fora do poder da Câmara, com a saída de Karla da presidência, Evandro Paiva tem adotado um comportamento mais moderado. Muito diferente daquele Evamrambo radical e intolerante, sempre raivoso, ameaçando as pessoas de morte, brigando e apanhando no meio da rua. Será que o Bidô e o Mariano ajudaram a mudar o comportamento dele?

Bidô: Sr. Coragem
Prá quem, como Bidô, acostumado a enfrentar traficantes do Comando Vermelho, e até mesmo ter enfrentado as milícias de Rio das Pedras, engana-se quem disser que ele abandonou as lutas e as trincheiras da oposição novarussense. Engana-se, também, quem acha, por causa de alguns processos judiciais, Bidô vá abandonar as passeatas e protestos contra o atual governo.

Candidatíssimo
Chico Virado, um dos mais fortes ativistas da oposição     novarussense, admitindo sua pré-candidatura a vereador, pelo PMDB, batendo chapa com Chiquinho Diogo.
Não é brincadeira!
Pré-candidatura de Didico Veras, funcionário público federal da Conab e amigo fiel de Chico Rosa, pelo PSDB, já está nas ruas novarussenses.
Major Evandro
Ao lado de Zé Gerardo, Isabel, entre outros ativistas, lutando pelo desenvolvimento social, cultural, econômico e esportivo de São Pedro. Morando em Brasília, onde exerce função militar de oficial da PMDF, Major Evandro é porta voz do povo de São pedro e região no DF.
União dos radicais
Cada vez mais unidos os rosistas fundamentalistas e os azulões sectários.

Efeito Tiririca
Sérgio Malandro ameaçando, com candidatura a vereador, repetir, em Nova Russas, fenômeno Tiririca. Convidado pelo vereador Adalberto Filho  a se filiar ao DEM, ou Democratas.
'Cabreiros finos'
Sérgio Malandro pedindo dinheiro prá cirurgia de hérnia, que nunca realizou. Carlim Pamonha pedindo esmola prá ir prá Canindé, mas acabou indo pro Canindezinho.

Efeito Viagra
Octagenário, na Praça da Estação, traçando todas.
Filosofia da miséria
Professor Tim recusando presentes de sexagenária apaixonada por ele.

Points
Vais sempre encontrar o Marquinhos Pedrosa no Bar do Carioca, Pim no Bar do Bilota; Professor Tim, Aírton Simeão e Fransquim conversando na Praça da Estação; Chicão na calçada do Didico; E o Tenor, Saroba professor Flávio e o Padre Maurício dialogando sobre Política Municipal, na Praça da Igreja Matriz.  
 
Missa de Fátima
Padre Messias foi o celebrante da missa de Fátima, realizada neste domingo. Enquanto, ontem, Padre Zacarias celebrou o casamento de Aurélio, irmão de Jacira e cunhado do empresário Luís Filho, e Tatiana. 

Conversão
Abandonou catolicismo, agora na Casa da Bênção -Obra Missionária da Restauração-, o Nena do Carioca -um dos maiores gigolôs de nossa história.
Da Série: Deus nos livre
Das promessas e das perseguições dos Azulões, das fofocas do Sérgio Malandro, do falso comunismo da Karla Loyola, das pragas do Sarapó etc.

Chega de pistolagem
E o crime contra o filho da Bastiana, com características de pistolagem, já foi devidamente apurado?

Judiciarização
Jornalista Scarcela defendendo a judiarização da Política, fenômeno judicial que já cassou vários mandatos parlamentares, e a posse dos suplentes dos partidos e não das coligações, conforme determinação do STF.

É o novo!
Francisco Ticaca, da Timbaúba, lembrando do tempo, em que com uma lata de querosene jacaré, ia desgotar uma cacimba de beber no riacho do rabo branco.

Túnel do tempo
Que fim tiveram os instrumentos e os músicos da Banda de Música do Mestre Zula?
Colunista: Professor Tim. "Responsável por essa matéria"

0 comentários:

Postar um comentário


GAZETA REGIONAL ON LINE Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger