Vice-prefeito é empossado no comando da cidade
Na presença de deputados, o então vice-prefeito, Paulo César (DEM) assumiu o lugar de Marcos Alberto Martins (PSC), cassado pelos vereadores
Prestigiado por parlamentares e autoridades, o vice-prefeito eleito de Nova Russas, Paulo César Evangelista (DEM), tomou posse do Executivo municipal, na noite de ontem. Com uma hora de atraso, numa tentativa de aguardar a chegada de parlamentares que seguiram de Fortaleza para o Interior de avião, a cerimônia contou com a presença de muitos populares, que lotaram as dependências da Câmara Municipal.
Paulo César Evangelista assumiu a Prefeitura após o prefeito eleito, Marcos Alberto Martins Torres (PSC), ter o mandato cassado pelos vereadores daquele município (distante 316,2 km de Fortaleza), em sessão extraordinária, no último dia 7 de agosto. De maneira unânime, seis vereadores, dos nove que integram a Casa, compareceram e votaram pela cassação do prefeito.
Acusado de liderar um esquema de “enriquecimento ilícito”, que teria chegado a desviar mais de RS 15 milhões da administração local, segundo o Ministério Público Estadual, Marcos Alberto está preso na Delegacia de Capturas, em Fortaleza, desde o dia 8 de junho.
Prestígio parlamentar
A previsão era que a solenidade tivesse início às 17 horas, o que não ocorreu. É que os deputados que têm Nova Russas como seu reduto eleitoral não haviam chegado. Mesmo sem a presença de alguns dos parlamentares, a cerimônia foi iniciada por volta das 18 horas.
Segundo a assessoria de comunicação da Câmara, haviam confirmado presença o deputado Vanderley Pedrosa (PTB), mais votado dentre os deputados estaduais no município, com 3.363 votos; Hermínio Resende (PSL), segundo colocado, com 1.285 votos; o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio (PSB), terceiro lugar, com 1.266 votos; e Agostinho Moreira (PV), que obteve 622 votos, o sexto mais votado.
O POVO tentou ouvir o advogado do prefeito cassado, Flávio Jacinto. Nas primeiras tentativas, em seu celular, as chamadas foram rejeitadas. Nas seguintes, o aparelho estava desligado ou fora da área de cobertura. Durante a semana, ele já havia afirmado que recorreria da cassação do prefeito.
Por quêENTENDA A NOTÍCIAEntão vice-prefeito de Nova Russas, Paulo César Evangelista (DEM), assumiu a titularidade do Executivo municipal após a cassação do mandato do prefeito eleito, Marcos Alberto (PSC), acusado de improbidade administrativa
ENTENDA O CASOA crise em Nova Russas teve início no dia 22 de novembro de 2010, quando, através da “Operação Província”, a Polícia Federal decretou a prisão do empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho, acusado de desviar R$ 300 mil de prefeituras cearenses, por meio de licitações fraudulentas, inclusive naquele município.
O Ministério Público ingressou com uma ação civil pública de improbidade administrativa contra Marcos Alberto, então prefeito, pedindo o afastamento e indisponibilidade de seus bens, indiciando outras 17 pessoas, dentre servidores públicos e empresários.
Ainda em dezembro, Marcos Alberto foi afastado do cargo, pela primeira vez, por decisão do juiz da 2ª Vara da Comarca de Nova Russas, Daniel Carvalho.
Um dia depois, então presidente do TJ-CE, o desembargador Ernani Barreira concedeu uma liminar ao prefeito, reconduzindo-o ao cargo.
No dia 18 de abril de 2011, o novo presidente do Tribunal, Arísio Lopes, cassou liminar que o mantinha o prefeito no cargo, o afastando pela segunda vez. Então vice-prefeito, Paulo César Evangelista (DEM), assumiu o Executivo. Marcos Alberto recorreu da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), sem sucesso.
No dia 10 de maio, Marcos Alberto teve sua prisão decretada pelo TJ-CE. A desembargadora Francisca Adelineide Viana determinou ainda a prisão de mais 21 pessoas, dentre elas, quatro secretários do município.
No dia 13 de maio, foragido por três dias, o prefeito foi preso pela Polícia Federal num condomínio de luxo, na Praia do Porto das Dunas, em Fortaleza.
Fonte.: Jornal o Povo.