17 de jan. de 2011

SAÚDE PUBLICA


 O Ceará ocupa a lista dos estados que podem sofrer uma epidemia de dengue nos próximos meses. O alerta foi dado pelo Ministério da Saúde, que cobrou ações efetivas das secretarias estaduais e municipais no combate à proliferação do mosquito transmissor. Mas Fortaleza e cidades do interior também enfrentam outro problema: faltam leitos para corresponder à demanda.

O diretor do Hospital São José, médico infectologista Anastácio Queiroz, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, afirmou que um surto da doença poderia complicar a situação do Sistema Único de Saúde (SUS), já sobrecarregado e carente de hospitais de urgência. "Hoje, o SUS já está sobrecarregado. (...) A grande questão é que muitos hospitais não tem serviço de urgência. Consequentemente, eles não participarão deste atendimento, porque só os hospitais que tem 'porta aberta', são aqueles que tem urgência e emergência, poderão assistir as pessoas", disse.
O ex-secretário de Saúde do Estado também avisa que a "dengue hemorrágica se apresenta de maneira muito grave, o que leva uma necessidade de um atendimento pronto e qualificado e muitas vezes essa gravidade pode não ser observada".  Nova Russas é um dos municipios  que poderá estar na lista de uma futura epidemia de dengue e doença de chagas, pois em todos os locais já existem tanto o foco do mosquito transmissor da dengue como do barbeiro transmissor da doença de chagas. Procuramos os servidores de combate as endemias e os mesmos nos informaram que o grupo de agentes estão fazendo o que é possível dentro da capacidade, mas é que falta o material de pulverização o mais importante para o combate que dos insetos infectores. 
Noticia preocupate para um munipio que está com a saúde no vermelho.

GAZETA REGIONAL ON LINE Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger