5 de abr. de 2011

COLUNISTA PROFESSOR TIM

Rio Curtume ... geme em dores de parto!!!
Frase de Tolstoi, escritor russo, "de quem só é universal, quem fala bem do rio da sua cidade", não serve para o Rio Curtume. Rio Curtume não só geme em dores de parto, aqui, tomando emprestado lema da Campanha da Fraternidade, como está praticamente morto.
Nascendo num olho d'água entre as Serras do Moleque e do Cedro, Rio Curtume, hoje, é apenas uma caricatura fúnebre do importante rio que foi. Curtume está cheio de cercas de arame farpado e enormes plantações de capim prá gado, e ainda contaminado por lixos diversos (hospitalar, inorgânico, nuclear etc.). Sem falar na destruição da sua mata ciliar.
Crimes ambientais que estão levando ao assoreamento, entre outros aspectos destrutivos, e à própria morte do rio. Luís de Barros, morador do Tomarindo, explicando tal momento, disse, que, quando jovem, ao lado de alguns amigos, "nas cheias do Curtume", ia nadando do Poço dos Capote até a Ponte dos Torres". Algo impossível de acontecer nos dias de hoje.
Importante a mobilização do poder público, das escolas municipais e estaduais, Colégio Vale do Curtume; da Igreja Católica e das Igrejas Cristãs, como acontece esta semana em Nova Russas, mas é preciso fazer muito mais. Mobilizar toda a sociedade prá defesa e salvação do Rio Curtume, prá fazer obras e coisas práticas. E, assim, como lembra Tolstoi, falarmos bem novamente do Rio Curtume - o Rio mais importante de nossa cidade.
Mataram o Rabo Branco
Importante afluente do Rio Curtume, o Rabo Branco est á praticamente morto. Havia muitas cacimbas em seu leito, e o Buraco da Gia, na Timbaúba, dependia dele.
Lagoa do Fel
Lagoa do Mel está totalmente abandonada pelo governo Marcos Alberto. Buracos nas ruas que mais parecem crateras, canos quebrados, lixo acumulado; falta de calçamentos e de saneamento básico. Prefeito Marcos e o secretário de Obras, Aragão Júnior, estão com a palavra.


Lixão do Jovinão
Bairro do Jovinão, e suas ruas projetadas, estão cheias de lixo com água acumulada, podendo gerar uma epidemia de dengue. Assim como várias ruas do importante bairro de São Francisco, como vem denunciando o líder comunitário e blogueiro Temóteo Alves.


100 anos para o Temóteo
Aniversariante da semana, Temóteo Alves é um vencedor. Sr. Cidadania. Fazendo curso de teologia após aprovação nos primeiros lugares do Vestibular das Faculdades Inta. Lutando pelos direitos sociais do povo de São Francisco na AACAI. E s e preparando prá sua candidatura vitoriosa à Camara de Nova Russas, pelo PV. Defendo, inclusive, o apoio da Associação dos Moradores do Bairro de São Francisco a Temóteo.


100 anos de Mãe Raimunda
Matriarca da importante família Abraão, dona Raimunda Abrão completou 100 anos ao lado de parentes e de familiares, na missa celebrada pelo Padre Zacarias.


Justa Homenagem
Antonia Rodrigues da Silva, a 'Mãe Tonha', que também faleceu aos 100 anos de idade, vai batizar o Posto de Saúde do distrito de Espacinha. "Mãe Tonha era uma mistura de parteira, de enfermeira e de médica", disse, o autor da proposição, vereador Raimundo Juvêncio, que é do DEM.


PSDB do DEM
Com o golpe do atual presidente estadual do PSDB, coronelzinho Marcos Cals, o PSDB saiu do comando de tucanos históricos, como professor Antonio Roberto, advogado Chiquinho da Vila, Ajax, Zé Soares, Didico Veras, entre outros, para alguns quadros orindos dos Democratas -DEM. Resta saber se o atual presidente da Comissão Provisória do PSDB, (que tem oito nomes), Francisco das Chagas Evangelista Tavares,  até por ter sido do DEM, é neoliberal ou social-democrata? 

  
Rafael: opção de Vanderley
Caso não dispute a Prefeitura de Nova Russas, pelo PTB, o deputado Vanderley Pedrosa tem uma opção prá disputa municipal. Caso do seu sobrinho, médico Rafael Pedrosa, podendo ter Gonçalo Diogo, Acácio Júnior ou Chico Rosa na vice.


Acacismo tem nomes
Não só o do tri-prefeito, Acácio. Mas também o da carismática doutora Daniela, e do jovem advogado Acácio Júnior, que, inclusive, já foi deputado federal. Todos com boa popularidade nos meios populares. Cabe apenas perguntar se os grupos políticos do deputado Vanderley Pedrosa, dos Diogo e do vice Paulo Evangelista, ainda são acacistas?


Mais um prefeiturável...
Velho Tonho, dirigente maior do popularíssimo Penharol, tambem quer disputar a prefeitura de Nova Russas, com apoio do empresário Zé de Abreu.


Até tu, Pedão
Pedão das Garrafadas e do Bozó não é candidato a prefeito, mas a vereador. Tem apoio total do ex-deputado Nenen Coelho e do Dilourdes da roleta.


Servidores na Câmara
Após traição da vereadora Karla Loyola, que se tornou uma governista azulada contra os interesses da sua categoria, Sindicato dos Servidores pode ter candidato único à Câmara de Nova Russas. Seja o Francisco Antonio (Coca, que não é Pepsi), Andrezinho, professor Paulo Jorge, Gilberto, entre outros. Bons nomes que representariam bem as lutas dos servidores no parlamento municipal.


Da Série coisas que o tempo levou de Nova Russas: Ética do governo Marcos e discursos moralistas dos Eulaia, ativismo judicial do doutor Hugo, lutas sindicais e populares do PT e do PC do B; Casas Pernambucanas, Casa Machado, Algodoeira Gomes, Bar Século XX, Loja do Acácio no Sho pping Tropical, bodega do Galego, Cabana do Xará; Galamarte do finado Júlio, Circo do Pardal; militância homossexual do Robertinho; Nova Russas na Segunda Divisão; Cinema Eldorado; Popularidade de Marcos Alberto e de Paulo Evangelista.


Reivindicações Populares         

Direitos Humanos pedem presença de juiz corregedor na cadeia pública, juíza Adriana Magalhães cobra da Câmara seu título de cidadania novarussense, Maria Nascimento (bela novarussense radicada em Meruoca) quer o fim da taxa de iluminação pública em locais sem luminárias; bairros diversos pedem melhorias nos serviços urbanos; Carlim Pamonha quer duas passagens prá Aparecida do Norte, Zé do Mel luta prá botar seu "Trailler" na Praça da Estação; Dona Rosa Ibiapina quer um quebra mola na sua rua, alunos protestam contra aulas de religião no Cornélio Rosa, e os do Alfredo Gomes pedem o embargo da obra do Amarante Felipe. E boa parte da população critica o prefeito Marcos e suas secretarias.

Reflexões sobre Zé Matos
Filho do saudoso e um dos grandes homens públicos novarussenses, João de Matos, Zé Matos é uma referência intelectual, mas não Política. Faz parte da chamada 'esquerda festiva', e é aliado incondicional dos governos Lula e Dilma.
Esquerdista só na teoria. Zé Matos, em Nova Russas, nunca se filiou a partido político algum, mesmo os de esquerda. Nunca fez parte das lutas sindicais e populares. Nunca participou de passeatas. Ninguém lembra de suas reinvindicações.  
Nas suas vindas a Nova Russas, quando não profere palestras espíritas no Centro Espírita Joaquim Soares, vai conversar sobre amenidades e fatos antigos no Bar do Bilota.

Dizendo-se paladino da ética e da moralidade, Zé Matos nunca quis entrar na política local. Nunca foi candidato a nada. Já que tem excelentes idéias e projetos prá Nova Russas, por que Zé Matos nunca quis se candidatar a vereador ou a prefeito? Meu amigo Zé Matos está com a resposta.

Gincana 
Procurar cedros, sabiás, juremas, umburanas, canafístulas, entre outras plantas nativas, plantadas pelo Chico Rosa. Procurar alunos do Professor Tim. Procurar obras estruturantes do prefeito Marcos. Tentar localizar documentos da finada Cooperativa de Crédito de Nova Russas.


Antijornalismo
Jornal da Vox, Centro Oeste Notícias, Tribuna do Povo não são exemplos de bom jornalismo. Tendenciosos, parciais, e sempre a serviço de um grupo político.


Meu povo, pelo amor de Deus 
Mercado Velho de Nova Russas, bem no centro da cidade, está caindo. Vai cair na cabeça de todos. Cadê o prefeito e o vice? Cadê o deputado Vanderley? Cadê os vereadores? 

     
Pedagogia Lésbica
Aumenta a amizade, o romance, a paixão...e o amor platônico entre duas professoras da rede estadual de ensino. Fazem amor ouvindo Ana Carolina e Zélia Duncan.


Esse tal de Ícaro
É uma tragédia grega em três atos. Não passa de uma  mistura de micróbio, verme, bactéria e vírus. Aleijado filho de uma doente mental. Puxa saco dos poderosos de plantão e analfabeto de pai e mãe. Temóteo Alves, entre outras pessoas de bem,  não devem responder suas calúnias e insultos, pois não passa de um bandido da pior espécie, já que usa pseudônimo.
Colunista: Professor Tim.

CLICK E VEJA O VIDEO

SESSÃO DA CAMARA

A sessão da Câmara acontecida na tarde desta segunda feira (04), foi marcada por muito debate entre companheiros do legislativo, debatendo projetos em pauta. O vereador Denilse Peres insiste batendo na tecla sobre o descaso das irregularidades instaladas no nosso município na gestão Marcos e comentou a noticia que veio na páginas principais do Diário do Nordeste. Leia a Matéria e Veja o Vídeo na Integra.

Chefe da CGU admite que a demora de alguns resultados deixa parte da população com uma sensação de impunidade

Mais de um após a deflagração das ações policiais determinadas pela Justiça Federal, em municípios cearenses como Guaramiranga, Euzébio, Aquiraz, Pacatuba, Nova Russas e outros, não se tem qualquer informação sobre o andamento dos processos, nem sequer se os inquéritos policiais foram concluídos pela Polícia Federal, responsável pela execução da busca e apreensão de documentos e pessoas envolvidos nos supostos desvios de recursos federais.

A análise do material apreendido nas cinco últimas operações, deflagradas com o objetivo de investigar possíveis desvios de recursos públicos federais em prefeituras cearenses, foi concluída pela Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF). Os resultados dessas análises, no entanto, ainda não podem ser divulgados porque as investigações permanecem em segredo de justiça.

Sob suspeita de malversação, aplicações de recursos federais que somam um valor superior a R$226 milhões foram investigadas nas operações Gárgula I, Gárgula II, Província, Certame e Conífera mais de 70 prefeituras cearenses. As intervenções foram feitas entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2011

Com a conclusão dos relatórios de análise do material apreendido nessas intervenções, no âmbito do controle interno, cabe agora à Polícia Federal instruir e concluir os inquéritos das operações, dando subsídio ao Ministério Público para oferecer e encaminhar as denúncias cabíveis. Os envolvidos serão então processados e deverão responder às acusações dos crimes investigados junto ao Poder Judiciário. O procedimento, no entanto, pode demorar anos.

Tempo

O chefe da Controladoria Regional da União no Ceará, Luiz Fernando Menescal, disse que não há como definir o tempo que ainda será necessário para que os processos decorridos dessas operações sejam julgados porque, além da complexidade de alguns casos exigirem prazos dilatados para a conclusão do inquérito, a Justiça não tem como agilizar os procedimentos.

"Há um consenso hoje de que a estrutura processual precisa ser reformada. Com os códigos processuais que temos, os réus demoram muito para ser julgados porque têm a possibilidade de recorrer a uma quantidade significativa de recursos, e isso faz com que os processos realmente se arrastem na Justiça durante alguns anos", declarou o chefe da CGU.

Para Luiz Fernando, a morosidade judicial dá uma "falsa impressão de impunidade", já que, um ano após as investigações, normalmente ainda não se vê os agentes de crimes contra o erário serem condenados. A própria expectativa da população de que deveriam continuar presas as pessoas detidas no decorrer das investigações, aponta Fernando, geraria a impressão.

"Essas prisões são temporárias e têm simplesmente o objetivo de facilitar a execução dos mandatos de busca e apreensão. O agente só pode mesmo ficar na cadeia depois que o processo dele estiver transitado e julgado. Ou seja, quando passar pela última instância de recursos", esclareceu. O chefe da CGU no Estado defendeu que, na prática, os envolvidos em ações de desvio de verbas públicas não deixam de responder os crimes cometidos, ressaltando que o problema estaria no tempo que o processo costuma exigir para ser julgado e concluído.

"O trabalho foi feito, as práticas estão caracterizadas no âmbito do inquérito policial, as denúncias serão oferecidas e os réus vão ser processados na Justiça e um dia podem ser condenados. A gente luta, hoje, pela necessidade de estreitar os prazos no Judiciário justamente para não transmitir à população a falsa ideia de impunidade", disse Luiz Fernando ao ser questionado sobre a liberação dos presos quando das investigações.

Resposta

A população cearense espera resposta sobre as investigações de pelo menos cinco grandes operações realizadas para averiguar denúncias de corrupção no Estado. As operações Gárgula I e II foram deflagradas, respectivamente, em dezembro de 2009 e abril de 2010, com o objetivo de investigar desvio de verbas públicas através da contratação de empresas fantasmas para executar obras em cerca de 14 municípios. O montante de recursos envolvidos foi estimado em R$191 milhões.

Já a operação Província foi realizada em março do ano passado e envolvia 50 prefeituras, sob suspeita de fraude em licitações, que teriam desviado R$ 30 milhões. Também em 2010, foi executada a operação Certame, que investigaria o desvio de R$5 milhões oriundos do Governo Federal em oito municípios do estado do Ceará.

A mais recente operação, chamada Conífera, foi deflagrada em fevereiro deste ano para averiguar irregularidades no repasse do programa Seguro Safra no Município do Cedro. Servidores públicos e secretários municipais chegaram a ser detidos porque estariam recebendo os benefícios que deveriam ser repassados aos agricultores.

Dinheiro

Operações desse tipo são provocadas pelas ações de fiscalização da Controladoria Geral da União, que tem a prerrogativa de verificar como o dinheiro público está sendo gasto e de avaliar a execução dos programas do Governo Nacional.

As auditorias são desencadeadas por sorteios públicos que indicam nove cidades que serão avaliadas ao longo do ano, pela indicação da coordenadoria da CGU em Brasília, que determina quais os programas de Governo serão avaliados, e pelas denúncias, que podem partir da Polícia Federal, do Ministério Público e população.

A Controladoria pode instaurar esse tipo de processo somente em órgãos federais. A execução desse procedimento no âmbito municipal seria prerrogativa da Prefeitura, ficando a cargo do gestor.

GAZETA REGIONAL ON LINE Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger