12 de jan. de 2011

PONTO DE VISTA DO PROFESSOR TIM


Temóteo Alves: Sr. Cidadania

Existe alguém em Nova Russas que possa personificar concretamente o conceito abstrato de Cidadania, quando se trata da defesa dos direitos negados de uma coletividade urbana?
Existe, sim!
O nome dele é o líder comunitário e dono do Site Gazeta Regional, Temóteo Alves. Ou Sr. Cidadania de Nova Russas, comparável aos cidadãos livres das Polis Gregas -quando nasceu, ao lado da democracia participativa, o termo Cidadania -que vem a ser direitos de quem mora nas cidades.
A cidadania prática de Temóteo Alves difere, por exemplo, da de Betinho e seu Movimento Contra a Fome -pautada apenas numa temática, sem envolvimento global. Ou mesmo de uma certa cidadania ecológica, sindical e comunitária.
Temóteo não apenas defende os direitos da sua comunidade, em áreas diversas: saúde, educação, meio ambiente, agrícola, hídrica etc. Temóteo vai além. Dar publicidade nos blogs, sites e na mídia radiofônica. Cobra diretamente das autoridades por meios diversos. Participa politicamente da construção cidadã. Até mobiliza multidões em atos pela ética e pela Cidadania na Política, como aconteceu no Movimento Fora Marcos.
Foram também públicas as campanhas de Temóteo contra a má aplicação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em Nova Russas, por conta das montanhas de lixo e de entulhos em nossas ruas. Também tem criticado um certo caos de nossa saúde. Sem falar nas importantíssimas campanhas asssitenciais da AACAI -entidade que ele preside e que está transformando a realidade de crianças e dos adolescentes do populoso Bairro de São Francisco.
Mais. Temóteo é do tipo do intelectual engajado nas questões coletivas de cidadania. Filósofo existencialista Jean Paul Sartre, em seu consagrado Crítica da Razão Dialética, até acima de Marx, explicou bem tal questão. Afirmando que cada cidadão é responsável por seus atos existenciais. Por seus atos em defesa da vida e dos direitos humanos das maiorias. Temóteo, prá Sartre, seria um comunista prático, na integralidade do termo.
Surpreende, Temóteo, na sua luta diária pelos direitos dos seus conterrâneos, mesmo sofrendo perseguição do poder local. Surpreende o grau de politização cidadanizante que atingiu Temóteo. Razões de ser chamado de Sr. Cidadania. Faltando apenas, e não vai demorar, que ele entre definitivamente na Política partidária, disputando cargos públicos. Seja no Executivo, ou no Legislativo.
Algo que a cidadadania e a ética na Política vão ganhar muito. Assim desejam todos os novarussenses.
Cadê os medicamentos?
Em entrevista ao Jornal da 104, dos apresentadores Reginaldo Marques e Dênis Lima, Temóteo cobrou a falta de medicamentos em alguns postos de saúde.
Crítica aos Correios
Também na mesma emissora, Professora Audi cobrou dos Correios, maior agilidade na entrega de correspondência, como as contas telefônicas da OI. Anatel, agência reguladora das operadoras de telefonia, também criticada pela professora Audi.
Fala, Briola!
Nascido Antonio Luciano, o Briola criticou novamente o não pagamento dos salários dos garis pela Prefeitura e pela Eletrovil.
Lixo e entulho
 Em vários bairros, ruas e avenidas novarussenses. População tem reclamado bastante. Também na 104. Cidadania no rádio local.
Dupla dos Sonhos
Sugiro que o Programa Centro Oeste Notícias (Supervale), até pela queda brusca de audiência após saída do consagrado João Gomes, possa ter uma nova dupla de apresentadores. Caso dos também consagrados radialistas, Max Weber e Temóteo Alves. Max e Temóteo são talentosos, bem informados e com grande capacidade verbal. População pede.
Sociedade no Gazeta
Histórica parceria histórica do site Gazeta com a Rádio Sociedade da Bahia -uma das melhores rádios do Brasil.
Sociedade no GRN
Festa da Saudade, no dia 8 de janeiro, comemorando reforma e 56 anos do Grêmio Recreativo, reuniu o melhor da sociedade novarussense. Radicada aqui e em vários estados do Brasil.
Boicote
Lideranças de oposição e setores populares boicotaram tal festa. Preferiram o Forró Toca do Vale, em Espacinha do Raimundo Juvêncio. Reunindo grande multidão.
Forrozeiro
Efetivado a Major da honrosa Polícia Militar do Distrito Federal, e liderança política das mais fortes de São Pedro e região, Capitão Evandro comandou grande festa forrozeira em Brasília. Reunindo grande parte da colônia novarussense do DF.
Geração Anos 60
Também residente no DF, onde exerce funções de professor graduado e de doutrinador espírita, Zé Matos postou texto, no Blog do Areton, onde afirmou que fez parte da geração de ouro dos anos 60 em Nova Russas, falando dos seus costumes e valores culturais. Terminando, tal texto, dialeticamente, "pedindo prá aparecer uma geração que una novamente nossa cidade dividida pela ambição da política ou da politicalha e os seus pigmeus atuais".
Cassação do Chico       
Próximo sábado, 15 de janeiro, pode ser o pior dia, polticamente falando, do vereador governista, Chico Martins. Dia 15, às 13 horas, está marcada sessão de cassação do seu mandato, por quebra do decoro parlamentar. Edital de Convocação já está em todos os blogs, sites e jornais.
Só lembrando
E a vereadora Karla Loyola, assumiu ou sumiu da Secretaria do Trabalho e da Ação Social.
Diabeisso
Karla foi chamada de ouriço do mato por um internauta.
Aos mestres, com carinho 
Professores Netinha, dia 15, e Paulo Jorge, dia 26 de janeiro, são aniversariantes do mês. Assim como a bela Silvinha Peres, irmã do dinâmico vereador Denílson, do PSB.
Parabéns, Simeão
Dia 18 é a vez do competente Francisco Simeão, servidor público polivalente e compositor de sucesso, sendo autor do Hino do Nova Russas Esporte Clube.
Mudança
Forró Estourado, e não uma banda da Bahia, vai animar o pré-carnaval do Sol Lazer.
Antropologia explica
Quem observa as mulheres, nas academias ou indo malhar e fazer caminhadas no Parque da cidade, com suas roupas de lycra, mostrando sua anatomia íntima, mostra que a nudez é uma atitude essencialmente feminina. Desde as cavernas.
É o novo!
Comerciante Zé Pedrosa lembrando do tempo em que vendia mercado de querosene jacaré, sal grosso do Camocim, guaraná Mirita, óleo pajeú etc.
Túnel do Tempo
 Em que museu discográfico está guardado o "LP Pombinha", primeiro disco vinil do cantor Tony Jorge e dono da Leitão Móveis.
      Colunista: Professor Tim.   

0 comentários:

Postar um comentário


GAZETA REGIONAL ON LINE Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger