9 de jan. de 2011

POLÍTICA NO ESTADO

QUEM SERÁ O PRESIDENTE DO LEGISLATIVO NO CEARÁ?


Welington tenta reverter favoritismo de Zezinho

Fontes do PSB afirmam que, entre os correligionários, Zezinho Albuquerque é o favorito para assumir Presidência da Assembleia. Diante desse cenário, estaria tentando apoio dos demais partidos, que estão sendo ouvidos por Cid
                                                             Welington Landim

Zezinho Albuquerque
Apesar de aparentemente interna ao PSB, a disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará está, de alguma forma, mobilizando todos os 46 deputa dos estaduais. Favorito entre os outros 11 parlamentares da bancada do PSB na Casa, o atual primeiro secretário do Legislativo, Zezinho Albuquerque (PSB), assiste seu correligionário (e adversário) Welington Landim (PSB) se articular para fora do partido, entre as demais bancadas da Casa.

Ambos demonstram interesse pela Presidência da Casa e têm costurado apoios de todos os lados, mas os bastidores mostram que Welington tem se dedicado mais a essa atividade, uma vez que Zezinho, mais próximo do grupo cidista, já possui maior apoio dentro do próprio partido. É que apontam fontes internas, optando por não se identificar.

As demais bancadas tentam se distanciar da disputa, sob alegativa de que ela cabe apenas ao PSB, dono da maior bancada na Assembleia., e ao presidente estadual da sigla: Cid Ferreira Gomes. Mas ele, que também é governador do Estado, diz estar consultando todos os deputados para saber qual dos dois é o preferido.

Os deputados estaduais que integram a bancada do PSB na Assembleia somente deverão ser ouvidos após a conversa de Cid com os parlamentares dos outros partidos. Sobre a questão, Welington silencia e diz que “só cabe ao governador”. A eleição está programada para ocorrer em 1º de fevereiro próximo.

Reuniões com Cid

Ontem, Cid deu continuidade às reuniões individuais que está realizando com todos os 46 deputados da Casa, como principal ação política dos primeiros dias de seu novo governo. Apesar das certezas sobre a principal pauta das conversas, dois deputados que se reuniram com Cid ontem - Carlomano Marques (PMDB) e Delegado Cavalcante (PDT) - no Palácio da Abolição saíram de lá com discurso homogêneo: “Cid não tratou do assunto”. 

''Foi uma conversa rápida, ele fez algumas projeções sobre o próximo governo”, garantiu Carlomano. Segundo ele, o PMDB está “trabalhando” para conseguir um lugar na Mesa Diretora, mas a sigla ainda não definiu qual parlamentar indicará.

Segundo Cavalcante, Cid falou de “cordialidades”. “Ele falou da integração da Assembleia com o Executivo. Os secretários (de Cid) estão sendo orientados para começar a nova legislatura dando atenção à Casa”, informou.

As reuniões se iniciaram na última quinta e se estenderão até a próxima semana. No primeiro dia, Cid recebeu, os deputados Tin Gomes (PHS), Fernanda Pessoa, Wanderley Pedrosa (PTB), Lula Morais (PCdoB) e Ely Aguiar (PSDC).

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Os deputados delegaram o comando do processo de escolha do novo presidente do Legislativo a Cid Gomes, alegando que ele exerce o papel não como governador, e sim como presidente do PSB, partido de maior bancada



0 comentários:

Postar um comentário


GAZETA REGIONAL ON LINE Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger