UMA PARTE DA HISTÓRIA VIVA DE NOVA RUSSAS.
A história do Brasil, em especial no Nordeste, é clara quanto a conhecida civilização do boi. Atrás dos frustrados faiscadores do ouro, veio o vaqueiro subindo os rios na procura de melhores pastos para seu crescente rebanho. No fim do século XVIII e início do século XIX, nas nascentes do Rio Acaraú, hoje dito, Alto Acaraú, eram quase desconhecidos
Algum destes desbravadores encontrou no lugar hoje chamado Vázea Grande, no atual municio Nova Russas, nas proximidades do Açude Aroeiras ( Linhares ), na CE 178 ou estrada da confiança, confluência de vários rios com o Rio Acaraú. De fato, um raio aproximado de 3 Km, chegam a ele, pela margem direita os rios e riachos: Cachoeira, Coronel, Fuzil do Coronel, Tamanduá, Tapioca, Cajazeiras e Riacho Fundo. Pela direita: Várzea Grande, Curtume, Gurguéia e Góis.
De um ponto elevado podemos ver a grande planície. Rica em água e aluviões propícios ao milho e outras culturas.
Uma escritura do primeiro quarto do século XIX nomeia o sítio Várzea Grande abrangendo toda essa região até o próximo ou mesmo até a nascente do Rio Curtume.
Seguem-se mais ou menos de vazio histórico. Portanto no local da primeira sede deste novo sitio deve ser estudada e discutida, pois no Riacho Fundo, encontramos casas com quase 200 anos.
Devido ao favorecimento da natureza, na região citada, o deslocamento da sede do sitio para o lugar da atual cidade de Nova Russas nas margens do terciário Rio Curtume, deve ser motivo de muita pesquisa.
O Riacho do Curtume nasce no divisor de águas da Bacias Parnaíba e Acaraú sendo o futuro elo de uma provável ligação entre essas bacias hidrográficas. Começa nas localidades de Cachoeirão e Lagoa da Roça com as mananciais Salobro e Inferno. Pela esquerda temos o Riacho Angico, que vem das terras altas da região Pemba e Bálsamos.
Juntam-se formando o Curtume onde hoje estão as águas do açude Farias de Sousa que abastece Nova russas e comunidades vizinhas. Logo após o açude recebe pela direita o riacho Bombocadinho e pela esquerda o Riacho do Segredo. Na ponte Férrea ainda pela direita encontra a timbaúba. Após a ponte encontra-lhe o riacho “Seu Brigido” ou Rabo Branco antigo fornecedor da água potável. Três riachos: Rabo Branco, Timbaúba e Curtume confluindo no mesmo ponto, era naquela época um ótimo lugar para casa de morada de vaqueiros e acostamento indígena, talvez razão para situar a sede do sítio.
Após a cidade, o Riacho Curtume “Cai” no Rio Gurgéia que é fluente esquerda do Acaraú.
Uma provável trilha de índios entre a Ibiapina, ( Ararendás, Ipaporangas e Outros) e as Serra das Matas (Também habitadas por indios), seria reta e teria que passar por esse lugar que seria um posto de trocas e descanso outro ótimo motivo para ser sede do sitio.
A fazenda evoluiu ara a Vila do Curtume, nome devido a curtição de couros de animais. Ainda nos anos 50 víamos tanques remanescentes desta prática, nas proximamente do atual Patronato. Por razões sentimentais o nome foi trocado para Nova Russas.
Do Rio Curtume quero destacar o trecho que atravessa a cidades. Do pontilhão da estrada de ferro no extremo sul até o local dito Riacho Fechado, extremo norte. Na infância e adolescência, anos 50e 60,o rio na estação chuvosa era uma deleite,tanto para brincar pescar e consumo de água para animais, humanos e brutos.O tempo avançou com tão dês natural poluição. Avançou também até o fim do século XX com a omissão e o descaso, nada foi feito, nada foi programado
Neste ínicio de século,2001 e 2002,Nova Russas virou uma “floresta”de placas anunciando milhões e milhões em obras de saneamento, artuma avenida beira rio foi alardeada .As ruas foram quebradas,canos foram colocados e bocas de interceptação de dejetos estão em grande parte nas residências.O Rio é baixo ,as casa mais altas .Pessoas fizeram ligações clandestinas .O rio, se era poluído passou a ser hiper poluído.Nas ruas Hermegildo Martins,Tenente Raimundo do Vale,Helvécio Moura,dentre outras,o misto de fezes e urinas humanas (não dos ) brutos ) escorrem a céu a aberto .
O que era para SANEAR hoje está aumentando o problema. Os prazos para o términios das obras estão vencidas a tempos. “O términio será em 60 dias”, dizem,tal aquela máxima dos botecos: “Fiado só amanhã”
Como tudo na natureza é cíclico, o homem atual passará. Seus efeitos também com certeza absoluta, o Rio Curtume ainda correrá por baixo das Ingazeiras, Unhas de Gato, Remelas de Macacos, Mangirióbas e outras que daqui a milênios, darão alimento e abrigo para seus peixes e homens seminus, simples e incultos . Mas, nós nunca o consertaremos, nunca mais veremos o RIO CURTUME
Nova Russas-Ce, Julho de 2005